segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Projeto de curso: A Prática Pedagógica mediada pelos recursos do Windows e Internet

Muitos professores não conseguem visualizar as possibilidades que os aplicativos do Office oferecem para sua prática pedagógica. Alguns imaginam que para usá-los é necessário vários planejamentos e conteúdos. Este curso, foi uma tentativa de quebrar esses paradígmas. Cada professor-cursista planejou seu conteúdo e, de acordo com o proposto, desenvolveu as atividades a serem trabalhadas em STE com seus alunos, utilizando todos os aplicativos do Office e o Paint. A Internet foi ferramenta necessária apenas para pesquisa do conteúdo e imagens utilizadas na elaboração dessas atividades.
O curso foi desenvolvido no NTE de Três Lagoas em junho e julho de 2007.

Confira abaixo o cronograma do curso.

Carga horária: 40 HORAS.
Público Alvo: Professores regentes do Ensino fundamental e Médio.

Objetivo Geral:
-
Incentivar o uso dos aplicativos do windows como ferramenta pedagógica na elaboração de atividades e o uso das STEs nas escolas como ambiente possibilitador do processo de ensino e aprendizagem.

CRONOGRAMA

Aula 1_Exercitar os movimentos motores e explorar os recursos do Paint.
Duração: 4 horas
1 - Apresentação do professor e dos objetivos do curso.
2 - Auto Retrato no Paint.
3 - Criação do portfolio.
4 - Leitura do texto e discussão do texto: Gestão Inovadora.
5 - Cadastro de e-mail e msn.

Aula 2 _Esboçar um plano de aula integrando os recursos tecnológicos e mídias disponíveis na escola.
Duração: 4 horas
1 - Leitura e envio de e-mail (atividade orientada).
2 - Esboço do planejamento (utilização de tabela)_ conteúdo, série, objetivos, metodologia e recursos pedagógicos a serem utilizados.
3 - Introdução à Internet: texto_Internet como recurso pedagógico
4 - Máquinas de busca _ Apresentação
5 - Pesquisa na Internet _ Oficina Google: levantamento de material de apoio (de acordo com conteúdo escolhido pelo professor cursista)

Aula 3_Selecionar material a ser utilizado pelo professor (textos, imagens, hipertextos, etc.)
Duração: 4 horas
1 - Revisão do planejamento e/ou reestruturação.
2 - Seleção do material coletado.
3 - Continuidade da pesquisa e preparação do material didático a ser usado nas aulas em elaboração: material digitalizado_textos, imagens, etc.
4 - Apresentação das atividades elaboradas no Paint (sugestões).
5 - Leitura da apostila – material de apoio - Paint.

Aula 4_Desenvolver atividades utilizando os recursos do Paint.
Duração: 4 horas.
1 - Leitura e envio de e-mail.
3 - Elaboração de atividades no Paint de acordo com o planejamento do professor (exploração dos recursos).
4 - Envio por e-mail das atividades elaboradas

Aula 5_Desenvolver atividades pedagógicas utilizando caixa de textos, layout de página e barra de ferramenta formulário.
Duração: 4 horas
1 - Leitura e envio de e-mail
2 - Leitura da apostila do Word
3 - Apresentação do Editor de Textos (comandos e barras de ferramentas).
4 - Apresentação das sugestões das atividades desenvolvidas no Word.
5 - Atividades no Word – Anexo I e II

Aula 6
Duração: 4 horas
1 - Leitura de e-mail.
2 - Desenvolvimento de atividades no Word: (complete, responda, marque x, ligue ou relacione as colunas, jornal, cruzadinha, tabelas, elaboração de transparências para serem impressas: resumos, organogramas, etc.). Exploração da Barra de Ferramenta Formulário.
3 - Envio por e-mail das atividades elaboradas (Word) aos colegas da sala.

Aula 7_Conceber o excel enquanto recurso pedagógico capaz de motivar o processo de ensino e aprendizagem.
Duração: 4 horas
1 - Leitura e envio de e-mail
2 - Apresentação das atividades modelos elaboradas no Excel.
3 - Desenvolvimento de uma cruzadinha no Excel usando formatação condicional e função SE.
4 - Envio por e-mail das atividades aos demais colegas da sala.

Aula 8_Duração: 4 horas
1 - Leitura e envio de e-mail
2 - Continuidade da elaboração de atividades no Excel: ( Atividades com gravuras e outros, para matemática: quadrado mágico).
3 - Envio por e-mail das atividades aos demais colegas da sala.

Aula 9_Elaborar atividades no Power Point para serem desenvolvidas pelos alunos em STE
Duração: 4 horas
1 - Elaboração de uma atividades no Power Point de acordo com o conteúdo proposto no plano.
2 - Envio por e-mail das atividades aos demais colegas da sala.

Aula 10_Orientar os professores cursistas quanto à necessidade de retorno das atividades desenvolvidas; Salientar a importância da partilha dos resultados dos trabalhos e da avaliação do curso.
Duração: 4 horas
1 - Leitura e envio de e-mail
2 - Orientações sobre o trabalho final do curso, o “Álbum Fotográfico” a ser elaborado no Power Point e enviado por e-mail ao professor da turma.
3 - Culminância – apresentação e explanação das atividades pelos respectivos autores.
4 - Preenchimento da ficha avaliativa do curso (avaliação do curso e auto-avaliação).

Avaliação: O resultado alcançado atingiu os objetivos propostos. Porém, dada a falta de intimidade do professor curisista com a máquina e seus recursos1, numa segunda edição do curso (caso haja) deverá ser revisto a quantidade de aplicativos utilizados. O software de Planilha Eletrônica é um software que por proporcionar a elaboração de planilhas e fórmulas matemáticas oferecem uma série de possibilidades pedagógicas que a maioria dos professores desconhecem, pois, o veem como algo metódicos e fechado. Uma sugestão seria separar esse Aplicativo (Planilhas Eletrônicas - Excel) do programa de curso em questão e torná-lo objeto de um curso à parte, considerando sua complexidade e o pouco domínio por parte dos professores cursistas.

1. Quando aponto a "falta de intimidade do professor cursista com a máquina e seus recursos" considero que o processo de informatização das escolas leva toda comunidade escolar a novas descobertas e, consequentemente a novas posturas. Todo esse processo é movido por diferentes fatores e caracteriza-se por estágios, que segundo Moran compõem um tripé: disponibilização dos recursos, acesso aos recursos e apropriação desses recursos. Acredito que em nosso município vencemos a primeira fase e chegamos à segunda. Esta, caracteriza-se pelo estudo, dedicação, pesquisa e vontade de aprender. estamos ,

Nenhum comentário: