quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Projeto de Curso: As várias formas de escrever um mesmo texto.

Objetivo Geral

  • Oportunizar aos professores das STEs e demais professores interessados, identificar e produzir por meio de oficinas, textos de diferentes gêneros e tipos, respeitando as características de cada um.

Objetivos Específicos
- Favorecer o entendimento das tecnologias audiovisuais como recurso pedagógico em aulas diárias.
- Perceber na utilização de blogs a oportunidade de interação com os alunos.
- Oportunizar o conhecimento da ferramenta ‘oficinas de criação’, disponibilizada pelo Portal Educarede como ferramenta pedagógica, de produção coletiva e de socialização do conhecimento.
- Entender a diferença entre os vários gêneros e tipos de escrita: narração, descrição, dissertação, etc.
- Conceber o computador e a Internet enquanto aliados no processo de ensino e aprendizagem.
- Oportunizar momento de produção coletiva e socialização dessa produção por meio da Internet.

Justificativa
Comunicar é uma necessidade. Saber comunicar-se no mundo atual é mais que necessidade, é condição vital ao ser humano. Este, por sua vez, consegue comunicar-se de várias formas. Ele sorri, chora, grita, enfim, sente. Porém, expressar na forma escrita esses sentimentos, assim como um acontecimento, é muito difícil; para algumas pessoas é quase impossível.
Culturalmente, escrevemos pouco. Isso nos impossibilita aventurar com as palavras, arriscar sem medos. Afinal, o que é um escritor senão um excelente malabarista de palavras? Parece bizarro e nada filosófico, porém, a arte do malabarista consiste no treino que faz com seu corpo e artefatos, quanto mais treina melhores resultados alcança. A arte do escritor consiste no treino que faz com a caneta e o papel, quanto mais escreve melhores textos são criados.
Após dois cursos sobre a escrita em diferentes gêneros e tipos, realizados pela Profª Marlene Durigan durante as duas últimas semanas de História da UFMS de Três Lagoas, nasceu a idéia desse projeto. O mesmo consiste em oficinas de elaboração textuais em forma de capacitação voltada para a prática da escrita e para o uso da ferramenta Oficina de Criação do Portal Educarede e do blog como recursos pedagógicos.
Todo texto traz marcas do autor. Todo texto traz a cara de quem o escreveu estampada em cada palavra, em cada linha, em cada frase. Então, o melhor é 'escrever para aprender a escrever', pois, como diz Danuza Leão, você nunca terá uma segunda chance de provocar a primeira impressão.

Problematização
A realização de oficinas de produção de textos, orientadas por um profissional da área, com estudos preliminares, pode ajudar os professores cursistas a identificar as características dos vários gêneros e tipos de escrita e consequentemente, aplicá-las em sala de aula?

Apresentação
Este projeto se constitui em curso de 40 horas, realizado em parceria com a SEMED – Secretaria Municipal de Educação e UFMS.
Será desenvolvido na forma presencial e on-line, com utilização da ferramenta Oficinas de criação do Portal Educarede e do blog como espaço de interação. Serão oferecidas vagas para professores da Rede Municipal de Ensino e para os professores da Rede Estadual de Ensino, distribuídas em três períodos: matutino, vespertino e noturno.
O curso contará com a participação e colaboração da Professora Doutora Marlene Durigan, da Universidade Federal de Três Lagoas.

Público Alvo
- Professores das STEs e professores regentes das Redes Municipal e Estadual de Três Lagoas e jurisdição.

Recursos Humanos
- Professores do NTE de Três Lagoas,
- Professora Marlene Durigan da UFMS de Três Lagoas,

Parceiros
- SEMED de Três Lagoas
- UFMS de Três Lagoas

Recursos Materiais
- NTE:
1. Salas de laboratórios devidamente equipadas _ datashow, vídeo, TV, quadro branco, pincel para quadro branco.

- CURSISTAS:
1. Agenda para anotações, lápis, caneta e borracha.

- SEMED[N-L1] :
1. Materiais de impressão como toner e/ou cartuchos para impressora e papel sulfite.

Cronograma

Preparação/Articulação_Equipe NTE
- Divulgação do curso na Imprensa falada, escrita e virtual.
- Pré-requisito para o curso: ter acesso ao e-mail.
- Envio on-line (e-mail oficial da escola e e-mail do professor da STE) da ficha de inscrição.
- Recebimento das inscrições no e-mail do curso: ntetl_of_textual@gmail.com

Preparação/Articulação_Equipe NTE

- Disponibilização do conteúdo do módulo I no blog criado para o curso: “As várias formas de escrever” e envio por e-mail aos cursistas.

Modalidade: Presencial_Duração: 4 horas_Local: NTE/TL
- Início do curso – apresentação dos professores, dos alunos e da grade do curso.
- Palestra com professora Marlene Durigan: Gêneros da escrita.
- Apresentação do tema para elaboração dos textos
- Navegação pelo Blog e pelo Portal Educarede (realizar teste de postagem).
- Sorteio para produção:
- G1 - artigo e narração (Módulo I);
- G2 - conto e crônica (Módulo II);
- G3 – (Módulo III)?
Obs.: Somente após a devolutiva da professora Marlene e reestruturação dos textos, um novo grupo será inserido. Ex. primeiro todos produzem artigo e narração, depois, todos produzem conto e crônica, etc.

Modalidade: À Distância_Duração: 7 horas_Interação: Blog, e-mail, msn, Portal Educarede.
- Elaboração dos textos do G1 (Módulo I) por todos os cursistas.
- Postagem por e-mail e no Portal Educarede

Modalidade: À Distância_Duração: 4 horas_Interação: Blog, e-mail, msn, Portal Educarede.
- Retorno do professor e reelaboração dos textos pelos professores cursistas.
- Postagem das diretrizes para a reelaboração e postagem das mesmas.

Modalidade: À Distância_Duração: 7 horas_Interação: Blog, e-mail, msn, Portal Educarede.
- Postagem do Módulo II e diretrizes para a elaboração das atividades do G2.
- Desenvolvimento das atividades do G2 e postagem das mesmas.

Modalidade: À Distância_Duração: 4 horas_Interação: Blog, e-mail, msn, Portal Educarede.
- Retorno das atividades e reelaboração das mesmas pelos cursistas.
- Postagem das diretrizes de correção e (re)postagem no portal Educarede.

Modalidade: À Distância_Duração: 7 horas_Interação: Blog, e-mail, msn, Portal Educarede.
- Postagem do Módulo III e diretrizes para elaboração das atividades do G3.
- Elaboração e postagem das atividades G3.

Modalidade: À Distância_Duração: 4 horas_Interação: Blog, e-mail, msn, Portal Educarede.
- Retorno da apreciação dos textos aos professores cursistas.
- Nova postagem – textos reelaborados.

Modalidade: À Distância_Duração: 3 horas_Interação: Blog, e-mail, msn, Portal Educarede.
- Culminância on-line: Término do curso.
- Bate-papo com Marlene Durigan e os professores cursistas

Avaliação
O processo avaliativo ocorrerá de forma processual e em dois níveis distintos:

Avaliação dos cursistas: No decorrer de cada módulo o aluno será avaliado por sua participação nos fóruns de discussões, na pontualidade da entrega dos trabalhos e por suas produções escrita ao término de cada oficiana.

Avaliação do curso pela equipe organizadora: Ao término de um módulo, a equipe organizadora avaliará ações e encaminhamentos no decorrer do projeto.

Avaliação do curso pelos cursistas: será disponibilizado no ambiente, como atividade dos módulos, a ficha avaliativa de cada etapa do curso.

Autora do projeto: Profª. Eunice Maria da Silva Camargo_NTE/TL.

Nenhum comentário: