segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Curso Educação Digital & Prática Docente na STE

O estudo e o aperfeiçoamento é uma das exigência das profissões contemporâneas.
Apesar da dificuldade de reservar um horário para esta tarefa, o profissional do terceiro milênio precisa propor-se a aprender sempre, a quebrar antigos paradígmas e mudar de postura.

O NTE de Três Lagoas trabalha com a capacitação dos professores da Rede Estadual de Ensino do município e dos municípios jurisdicionados. O Ensino à Distância começa a tornar-se uma constante na prática dos professores multiplicadores que, sem condição de deslocamento contínuo, encontraram no EAD uma alternativa eficaz, uma forma de estar mais próximos dos professores lotados recentemente nas Salas de Tecnologias das Escolas Estaduais dos municípios jurisdicionados ao NTE de Três Lagoas.

O programa abaixo foi planejado para ser desenvolvido com professores de STE, sendo reelaborado para atender professores regentes que se dispuseram a frequentar o curso Educação Digital & Prática Docente na STE, sendo desenvolvido em 80 horas, totalmente on-line, trabalhando com as plataformas do Linux e do Windows, visando o cotidiano da Sala de Tecnologia (STE) nas escolas.

Dada a urgência da necessidade, reunimos neste curso várias ferramentas de interação gratuíta, como fórum, e-mail, blogs, e recursos oferecidos pelo Google, em especial, Google Docs. As atividades propostas e trabalhadas foram mais complexas e aprendemos muito durante todo seu desenvolvimento.

Assim, todo o processo foi realizado via internet:

1. Primeiro contato e Inscrições: e-mail para os diretores das escolas e professores de STE com cronograma e programa do curso. No mesmo e-mail seguiu cópia da ficha de inscrição com as orientações e data para o reenvio da mesma preenchida ao NTE/TL e as orientações das ferramentas que os cursistas deveriam navegar para terem acesso ao conteúdo dos módulos em estudo, neste caso, o blog do curso http://eadste.blogspot.com/, no qual foi disponibilizado todos os módulos semanais.

2. Módulos: o curso foi dividido em 16 módulos, um por semana. A cada segunda-feira um novo módulo era postado no blog do curso para desenvolvimento das leituras, participação nos fóruns e desenvolvimento das atividades. O tempo estimado para cada módulo foi de 5 horas de estudos semanais.

3. Atividades: todas as atividades foram cuidadosamente preparadas de forma levar o cursista antes à leitura, à discussão e posteriormente, à produção da atividade em si. Todas as atividades possuíam datas para serem postadas, geralmente, na mesma semana de estudo do módulo. Procuramos vincular a maioria das atividades à prática do professor de STE. Porém, algumas alterações tiveram que ser realizadas no decorrer do curso devido termos aceitado inscrições de professores regentes também, apesar de termos deixado claro que o teor do curso estaria voltado à prática do professor de STE.

4. Atendimento/tutoria: dividimos os municípios jurisdicionados entre os professores multiplicadores. Cada professor ficou com dois ou três municípios e deveriam fazer o acompanhemento da participação dos cursistas no curso, entrar em contato com os mesmos por e-mail, interagir com eles no fórum, verificar a entrega das atividades, etc...

Cursos on-line tendem a dar mais trabalho à equipe que os organiza devido à necessidade de disponibilização do material antecipadamente nos ambientes virtuais para acesso aos cursistas e devido à necessidade de nos fazermos entender num universo, que apesar de interacionista, nem sempre síncrono.



No blog do curso http://eadste.blogspot.com/ encontram-se os links para os blogs dos cursistas. Alguns links para os blogs dos cursistas não darão acesso, porque a última atividade do curso foi a alteração do endereço para o blog da STE por período e muitos colegas ainda não alteraram o link.

Além do blog, usamos o fórum, uma experiência encantadora. Acesse e confira http://eadste.forumeiros.com/



Acesse o Programa do curso

Nenhum comentário: